segunda-feira, 25 de junho de 2012

MÓDULO II - ARTE EDUCAÇÃO


Objetivos do Módulo
Relacionar teoria e prática das linguagens artísticas na educação.
Identificar temas e técnicas artísticas no ensino das artes.
Reconhecer as linguagens artísticas como exercício da afetividade e construção do conhecimento no âmbito escolar.
Analisar o desenvolvimento do grafismo infantil
Desenvolver habilidades de leitura do texto visual produzido pelo aluno.
Apresentar sugestões de técnicas para o desenvolvimento da criatividade em sala de aula.

Atividades
1. Leia os materiais de aprofundamento e complementares individualmente.
2. Em pequenos grupos, discuta esse material de estudo. Quais as questões levantadas pelos conceitos abordados?
3. Procure relacionar os textos lidos com sua prática desenvolvida no AEE.
4. Destaque nos textos lidos trechos que considera de relevância no ensino da Arte para crianças com necessidades especiais.
5. Assista aos vídeos anotando os pontos principais
diversidade cultural
material didático para o ensino de artes
história do ensino de artes visuais
as cores das flores

Questões para avaliação para entregar no próximo encontro

1. Com base nos vídeos assistidos e nas discussões realizadas no encontro presencial , produza um relato de experiência sobre seu trabalho com Arte Educação com alunos com necessidades especiais.

2- Escolha uma produção de cada estágio do desenho infantil produzido por seus alunos. Identifique o estágio em cada desenho. 

3- Escolha uma produção de seus alunos e faça uma análise criteriosa a partir das sugestões de César Pereira Cola

4- A partir dos vídeos e dos textos lidos escreva um artigo de opinião sobre o ensino de Arte na Educação Inclusiva para ser publicado em um Blog – Formação Apae Guarapari – 2012. Ao final da apostila apresentamos algumas orientações de como produzir o artigo.

5- Preencha a ficha de avaliação do módulo. ]

SUGESTÕES DE TÉCNICAS  

1-    DESENHO DESBOTADO

Material: anilina forte dissolvida em, água, pincéis, recipientes, água sanitária, algodão e palito ( ou cotonetes), papel canção.
Técnica: pintar todo o papel com anilina de uma ou várias cores. Depois desenhar com o cotonete ou palito com algodão embebido em água sanitária, formando assim linhas em branco.

2-    ANILINA E GIZ BRANCO

Material: anilina, giz branco, papel
Técnica: molhar o giz branco na anilina preparada e desenhar. Ele torna-se colorido e produz o efeito aproximado ao pastel. Pode-se enriquecer o fundo pintando-se com anilina.

3-    ANILINA E RELEVOS COLORIDOS

Material: velas de várias cores, fósforo, papel , anilinas, pincéis e recipientes.
Técnica: Acendem-se as velas e deixa-se pingar, formando pingos ou escorridos. Depois passa-se anilina que não adere sobre a parafina, reforçando a composição.

4-    SUPERFÍCIE BRILHANTE

Material: anilinas, papel canção, goma arábica, pincéis.
Técnica: molhar o papel com bastante goma arábica, depois pingar a anilina preparada ou em pó. Com pincel, fazer com que a goma escorra sobre o papel, fundindo as anilinas coloridas.

5-    PÓ DISSOLVIDO

Material: anilina em pó, papel, goma arábica, pincéis e recipientes.
Técnica: dissolver a anilina em pó na goma arábica. Depois pintar com o pincel. Esta técnica permite pinceladas brilhantes de belo efeito.

6-    RELEVOS BRILHANTES

Material: anilinas, papel canção, goma arábica, pincéis ,recipientes.
Técnica: pingar goma arábica sobre o papel fazendo desenhos em relevo. Deixar secar por dias. Depois de bem seca, pintar com anilina, valorizando os relevos deixado

7-    PINTURA ESPONJADA
MATERIAL: Papel branco; esponja; guache um pouco diluído.
TÉCNICA: Molhar a esponja no guache e ir batendo no papel, misturando várias cores. Experimente usar esponjas de texturas diferentes!

8-    PINTURA RASPADA
MATERIAL: Papel branco mais encorpado; guache ou anilina, pregos, pincél.
TÉCNICA: Arranhar o papel en qualquer forma desejada com o prego. Depois passe o guache dissolvido ou anilina em toda a superfície.

9-    DESENHO RASPADO
Material: papel sulfite, giz de cera de varias cores, nanquim, pincel.
Técnica: Desenhar fortemente toda a superfície do papel com giz de cera branco e colorido, cobrir tudo com nanquim e depois de seco raspar com estilete o desenho de sua preferência deixando aparecer as cores colocadas inicialmente.

10- DESENHO TOTALMENTE RASPADO
Material: Papel sulfite, giz de cera, nanquim, pincel, gilete ou estilete.
Técnica: Fazer um desenho bem colorido, cobrir com nanquim e raspar com gilete ou com estilete deitado trabalhando bem a composição feita na base do processo obtendo uma composição forte e colorida.

11- IMPRESSÃO DOBRADA
Material: papel sulfite, guache e água.
Técnica: dividir o papel ao meio, preparar o guache e pingar numa das partes o motivo escolhido, dobrar ao meio conseguindo a impressão na outra parte. Deixar secar ou complementar  o desenho a gosto.

12- GUACHE PULVERIZADO
Material: Papel sulfite, guache, peneira de plástico ou metal, escova de dente.
Técnica: Utilizar recorte de papel sobre papel branco, molhar a escovinha na tinta e esfregar na peneira sobre o papel pulverizando-o em varias cores.

Um comentário:

lidinha57 disse...

Este módulo foi significativo em termos de superação de limites.Eu e Marta cecilia que o diga!Não nos sentíamos habilidosas na execução da atividade de dobraduras,mas tentamos,tentamos e conseguimos! Vide foto dela no blog!
Continuamos...
Lidia