quarta-feira, 27 de junho de 2012

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE ENSINAR AS VÁRIAS LINGUAGENS DA ARTE - Rosiani Stefanon Fabres

Percebe-se que a maioria das pessoas que trabalham com educação inclusiva não trabalha com as várias linguagens da arte e priorizam as atividades de arte visual. Talvez por achar que os alunos não são capazes ou por não estarem preparadas ou capacitadas para ensinar outras linguagens como dança, música e teatro. Assim acabam reduzindo o ensino da arte a artes visuais numa proposta mais reprodutivista do que criativa.

A arte ensinada de forma correta e quando se trabalha com todas as linguagens proporciona o desenvolvimento de várias habilidades mudando a vida da pessoa deficiente que percebe mais sentido em tudo que está em seu entorno e tornando-o mais feliz.

Ensinar Arte na educação inclusiva nada mais é que promover prática de ensino adequada às diferenças, utilizando técnicas, recursos e equipamentos especializados que atendam as deficiências sem discriminação da pessoa ou do que se vai ensinar.

Cada linguagem artística tem sua importância na vida das pessoas, por exemplo, a dança promove mobilidade, liberdade de expressão e interação grupal.

Aprender Arte não envolve só fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles, mas também apreciar e refletir sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

O aluno que aprende as várias linguagens da Arte e vivencia as mesmas está exercitando a imaginação, o senso crítico e a percepção que caracteriza o modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana.

27/06/2012

Nenhum comentário: