segunda-feira, 25 de junho de 2012

A FORMAÇÃO EM SERVIÇO


Como instituição, nós da APAE , percebemos todos os dias como é prioritário a aquisição de conhecimentos para a melhor prática do trabalho pedagógico e demais atendimentos disponibilizados.
Convivemos com pessoas com diversas deficiências e nenhum profissional é sabedor de todas as coisas, sendo assim, objetivamos através deste Projeto de Formação Continuada, que aqueles que almejam ampliar sua gama de conhecimentos possam fazê-lo nesta oportunidade.
Quando se refere à formação continuada, são enfatizados os seguintes aspectos do profissional: a formação, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional.
O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.
Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua se organiza em determinadas áreas prioritárias. Dentre elas estão às competências básicas que cabem ao educador. Refere - se como áreas de competências, devido cada uma delas abordar várias competências. Veja as dez grandes áreas de competências segundo Perrenoud:
Competências mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua (exemplos) 1. Organizar e animar situações de aprendizagem;
2. Gerir a progressão das aprendizagens;
3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação;
4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho;
5. Trabalhar em equipe;
6. Participar da gestão da escola;
7. Informar e implicar os pais;
8. Utilizar tecnologias novas;
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
10. Gerir sua própria formação contínua.

Um comentário:

lidinha57 disse...

Ola!
Gostei do texto porém ficou sem o autor(a)
Lidia