segunda-feira, 25 de junho de 2012

MÓDULO I - AVALIAÇÃO E RELATÓRIOS DESCRITIVOS


“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Fernando Pessoa.
Objetivo do Módulo
Analisar as técnicas de avaliação e registro dos progressos.
Avaliar criticamente os registros dos progressos das aprendizagens.
Produzir relatórios descritivos utilizando de técnicas adequadas.

Atividades
1. Leia os materiais de aprofundamento e complementares individualmente.
2. Em pequenos grupos, discuta esse material de estudo. Quais as questões levantadas pelos conceitos abordados? Como grupo, que aspectos você gostaria de debater mais detalhadamente?
3. Complete individualmente o quadro "Levantamento de informação".
4. Considere a classificação individual da importância dos vários fatores e compare-a com a dos outros participantes do seu grupo. Em sua opinião, a que se devem as diferenças observadas?
5. Resuma o que aprendeu com essas atividades sobre avaliação e registro. Comunique esse resumo aos outros grupos.

Questões para avaliação

1. Como se relacionam os procedimentos de avaliação e registro utilizados na sua escola com os conceitos que você esteve debatendo? Quais são as suas vantagens? Quais são as suas limitações?

2- Você gostaria de imaginar novas abordagens de avaliação e registro na sua turma? Elabore uma ficha de registro para anotar as observações sobre seus alunos.

3- Elabore os relatórios descritivos de seus alunos com base nos estudos e técnicas propostas. Importante que o relatório seja elaborado pelos professores que atuam com a criança. Escolha um relatório para ser avaliado no curso (sem identificação da criança ou pseudônimo).

4- Complete a ficha de avaliação do módulo.

CUIDADOS NA HORA DE ESCREVER SOBRE A CRIANÇA

Outro ponto que temos que ter Cuidado é como escrevemos certas características ou
fatos ocorridos no decorrer da observação, a forma como se escreve pode trazer problemas para o professor, os responsáveis poderão sentir-se ofendidos, assim como interpretar como uma humilhação, um descaso, um constrangimento para os filhos, causando transtornos e até processo para o professor que muitas vezes não teve a intenção." O relátorio é um documento escrito e assinado pelo professor".
Assim como a agenda que é uma forma de registro.
Segue alguns exemplos da forma de expressões do senso comum da escrita e da forma mais clássica da mesma escrita:
A Criança é:

               Mentirosa - Utiliza-se de inverdade para justificar seus erros.
               Tagarela/ Conversa demais- Não  respeita o momento de falar, não deixa os companheiros se expressarem.
              Não sabe- Apresenta dificuldades nos conteúdos trabalhado até o momento, terá que rever alguns conteúdos.
              Não tem Limites- Necessita rever as regras de convivência e combinados da sala, precisamos porém da paceria da família.
              Tem costume de roubar-  Apropria-se de objetos dos colegas.
              É agressiva- Demonstra agressividade com os colegas, principalmente em disputas por brinquedos e conflitos diversos.
              É relaxada-  Não cuida dos seus pertences e materiais, não tem capricho.
              Não tem apoio famíliar- Necessitamos da intervenção e parceria escola-família para que o desenvolvimento do aluno seja pleno.
              É desobediente- Tem dificuldades em atender pedidos dos professores, funcionários e pessoas que a supervisionam/ Não compreende solicitações de adultos.
              É distraída/Apática- Não interage nas atividades e brincadeiras propostas, distrai-se com facilidade, pouco se expressa com os colegas e professoras.
              Fofoqueira- Demonstra preocupação com atitudes e ações dos colegas e esquecendo dos seus afazeres.
              Vive atrás do professor- Demosntra carinho e apego a professora.
              É dissimulada- Em conflitos é sempre vítima, mesmo estando clara a sua participação nos eventos.
              É preguisosa- Não realiza as atividades propostas observa-se desânimo e cansaço, porém em outros momentos brinca e movimenta-se sem nenhum problema.
              Boca suja-  Apropria-se de palavras obscenas e pouco cordiais para se referir aos colegas, em momentos de conflitos e em brincadeiras diversas.
              Egoista-  Necessita de orientação para compreender a importância do brincar no coletivo e a dividir os brinquedos e brincadeiras com os demais.
              Não para sentada-  É uma criança inquieta, agitada, ansiosa... que não consegue sentar-se e prestar atenção a explicações e comandas

2 comentários:

Unknown disse...

Devemos lembrar sempre que muitas vezes é a partir do relatório de uma professora que se faz análises e julgamentos sobre as necessidades especiais de um aluno e que... Lembram da História de Teddy... se a professora não tivesse lido os relatórios não teria mudado seu olhar para Teddy...

Abigail de Cássia Damasceno Brito

lidinha57 disse...

Excelente a dica para preenchimento de Relatórios/Fichas.Vemos cada coisa em relação a isso que as vezes até assusta.
Continuamos...
Lidia