quarta-feira, 25 de julho de 2012

Arte na educação ou Arte para transformação? - Prof. Amanda de Almeida Soares Barbosa

O movimento arte-educativo, assim denominado por sugerir que haja o ensino na disciplina de artes, busca ensinar valores, técnicas e conteúdos a partir da arte. A arte neste movimento é vista não somente como propriedade dos artistas, mas também como parte da cultura de um povo.
Apesar disto, o ensino de artes durante muito tempo tem se reduzido ao uso de cores, traços e modelos sem, fundamentos ou pesquisa, que acrescente conhecimentos realmente necessários. Percebe-se, nas escolas públicas de ensino fundamental, o ideário de que a disciplina de artes deve ser utilizada para ocupar o tempo ocioso e “relaxar”, na sexta-feira quando todos já estão cansados.
A arte nas escolas precisa ter uma abordagem reveladora e revolucionária, fazer o aluno pensar, sentir e expressar-se de forma livre e reflexiva; sensível e contestadora. A arte precisa voltar a refletir ideais e protestos; informações e reflexões sobre a vida, sobre a educação, economia, política e sociedade. Esta é a arte que causa transformação.

Nenhum comentário: